As 5 melhores séries para te ajudar no inglês

Postado em sexta-feira, 15 de Setembro de 2017

Já sabemos que falar outros idiomas além do nativo se tornou algo básico em nossa sociedade atual. Tanto para fins profissionais, educacionais ou até mesmo por prazer, aprender novos idiomas é uma tarefa essencial – isso acontece, especialmente, com o inglês.

Uma técnica muito adotada entre o universo atual para aprimorar o inglês, aprender novos vocabulários e expressões do dia a dia é o uso de seriados e filmes. Porém é preciso deixar bem claro que o uso desta técnica NÃO EXIME OS ESTUDOS. Utilizar novas ferramentas e métodos para assimilar novas línguas ajuda muito no aprendizado do novo e aperfeiçoamento do que já existe, mas estudar sempre será forma mais eficaz e garantida de aprender.

Ou seja, você ainda vai precisar estudar e utilizar outras maneiras além dos seriados e filmes.

QUAL SERIADO ESCOLHER?

Pesquisadores americanos constataram que assistir as séries com legendas, mas no idioma original, é eficaz para melhorar o nível de compreensão do inglês.

A intenção de optar pelos seriados para aprender inglês é ter mais uma forma descontraída de encaixar a língua estrangeira em sua vida.

As séries são ideais para uma aprendizagem “passo a passo”: começamos com as séries com legendas em português, que são substituídas, após algumas sessões, por legendas em inglês, até você não precisar mais delas. É bom salientar que, com as séries, podemos levar algum tempo para nos acostumar com os sotaques dos personagens e com o vocabulário utilizado. Mas, com frequência, as situações se repetem e, gradualmente, a compreensão se torna mais fácil.

Elas também são difíceis de largar e, muitas vezes, criam um “efeito de dependência”.  Se você escolher uma série que seja do seu gosto, será difícil abandoná-la na metade. Você vai ficar com vontade de ver todas as temporadas. Assim, você vai ser exposto ao idioma por inúmeras horas, sem, necessariamente, enxergar isso como esforço: originalmente, assistir a séries é uma atividade divertida e interessante!

Os seriados têm como objetivo auxiliar na pronúncia e na conversação, sem esquecer que vai lhe ajudar a apurar os ouvidos. Lembre-se que o estudo é que vai lhe oferecer as regras, a parte gramatical outras coisas essenciais para aprender novas línguas.

Curioso (a) para saber quais são os melhores seriados para aprender inglês? Acompanha aqui essa lista cheia de dicas com cinco séries super indicadas pra isso.

 1 – FRIENDS

Com um total de 236 episódios, divididos em 10 temporadas, o seriado Friends marcou uma geração de fãs. De 1994 a 2004, a série apresentou o dia a dia dos seis personagens principais – Rachel, Ross, Phoebe, Joey, Chandler e Monica – que vivem em Manhattan, Estados Unidos, durante a década de 90.

Para aprender inglês, este seriado tem muita valia. Veja as razões:

  • São diálogos leves,

  • Episódios curtos e, consequentemente histórias curtas e rápidas,

  • É uma comédia que atrai o público,

  • Oferece expressões e gírias americanas,

  • Você pode aprender como são usadas as contrações e formas de linguagem,

  • Você pode se familiarizar com hábitos culturais americanos,

  • Oferece fácil compreensão auditiva.

 Friends é a sitcom americana de maior sucesso e popularidade no mundo inteiro.

 

 2 – HOW I MET YOUR MOTHER

How I Met Your Mother é um seriado americano de comédia que foi ao ar durante os anos de 2005 a 2014, com 9 temporadas (208 episódios).

Em tradução literal, o título da série significa “Como Eu Conheci Sua Mãe”. E é basicamente o que o enredo leva aos espectadores. É um pai contando aos seus filhos como conheceu a mãe deles, com foco nas histórias e peripécias envolvidas.

Parecida com Friends, esta série pode lhe facilitar o aprendizado no inglês:

  • Os temas abordados são atuais,

  • Diálogos leves e engraçados,

  • Você estará frente a frente com expressões culturais e linguísticas do inglês americano,

  • Episódios curtos.

 How I Met Your Mother tem personagens marcantes e gírias muito interessantes para quem está aprendendo inglês. É como a grande maioria afirma um “Friends moderno”.

 3 – THE MIDDLE

Iniciada em 2009 e até hoje em andamento, The Middle é uma das séries mais populares dos Estados Unidos e de outros países.

O seriado, também do gênero de comédia, aborda o cotidiano de uma família de classe média baixa que vive em uma cidade pequena em Indiana, EUA. O nome – The Middle – classifica a região, afinal Indiana fica na região central no país norte-americano.

Com 192 e crescendo, ela se destaca como um dos melhores seriados para aprender inglês por:

  • Apresentar diferentes personalidades,

  • Retratar situações do dia a dia,

  • Ter episódios curtos e diálogos engraçados e leves,

  • Oferecer contextos distintos,

  • Notar as distintas formas de linguagem dos personagens.

 Para quem não conhece muito sobre a série, vale destacar sua composição: os pais (Mike e Frankie) e os três filhos (o mais velho Axl, a filha do meio Sue e o mais novo Brick).

  4 – MODERN FAMILY

Mais uma sitcom. Iniciada em 2009 e ainda presente, Modern Family envolve 192 episódios até agora, com a garantia de boas risadas e um ótimo aprendizado da língua inglesa.

O seriado apresenta o dia a dia de três famílias ligadas entre si, em situações e experiências que podem estar associados com o que você mesmo (a) vivencia.

O que a faz ser interessante para aprender inglês:

  • Estuda-se um vocabulário de uso corrente,

  • Erros comuns no inglês cometidos por estrangeiros e que são dicas para quem está no processo de aprendizado,

  • Episódios de curta duração,

  • Linguagem acessível. 

5 - THE BIG BANG THEORY

Outro sitcom com muita comédia.Teve início em 2007 e ainda está em andamento, em sua 10ª temporada, “The big bang”, como é chamada pelos seus fãs, é uma boa opção pra quem gosta de rir, a série é centrada em cinco personagens impagáveis. O físico teórico Sheldon Cooper e o físico experimental Leonard Hofstadter, que dividem um apartamento e trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech. enny, uma garçonete e aspirante a atriz que mais tarde se torna uma representante farmacêutica, vizinha de ambos. O engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali, amigos e colegas geeks semelhantes e socialmente desajeitados de Leonard e Sheldon.

Sucesso de público, a série já tem a 11a temporada sendo produzida.

Embora os personagens principais sejam físicos, a série é centrada principalmente no relacionamento entre eles. O vocabulário mais constante, então, é o do dia a dia, mas também há espaço para termos típicos de paquera, namoro e ciência.

 
Lembre-se que o importante é que você se divirta e compreenda. Os filmes, embora sejam curtos e únicos, também são boas alternativas – mas as séries de televisão acabam facilitando o entendimento, principalmente para quem está começando um novo idioma.